fbpx

Novos Ford Tourneo e Transit Connect Active com Estilo Refrescado

Novos Ford Tourneo e Transit Connect Active com Estilo Refrescado

O Novo Tourneo Connect Active de passageiros e o furgão Transit Connect Active oferecem aos clientes, aventureiros ou de negócios, as melhores capacidades em caminhos mais exigentes, bem como um estilo mais arrojado.
Entre as melhorias incluem-se protecções e revestimentos de aparência robusta, uma altura elevada ao solo e um diferencial de deslizamento limitado mecânico (autoblocante) opcional, para uma tracção melhorada em condições mais desafiantes.
Os modelos Tourneo e Transit Connect Active disponibilizam um espaço generoso para passageiros e equipamento, apoiado por configurações interiores flexíveis que facilitam as actividades ao ar livre e de lazer.
As novas variantes Active do furgão compacto e da versão de passageiros juntam-se aos recém-anunciados Transit Custom e Tourneo Custom Active, de maiores dimensões.

A Ford acaba de expandir, ainda mais, a sua nova gama de variantes “Active”, que se encontra em processo de rápido crescimento, através da integração dos modelos Tourneo Connect Active de passageiros e também do furgão Transit Connect Active, propostas que estarão disponíveis para encomenda a partir do final do corrente ano.

Adoptando um estilo exterior robusto, de inspiração SUV, um novo diferencial de deslizamento limitado mecânico/autoblocante (mLSD), para uma melhor tracção, e uma maior altura ao solo, as novas versões Active revestem-se de conteúdos versáteis e perfeitamente adequados a clientes cujas actividades de negócios ou estilo de vida aventureiro requeiram viagens por percursos menos tradicionais.

Para além dessas melhorias que permitem uma maior confiança por terrenos e condições climatéricas mais desafiadoras, as novas variantes Active também integram acabamentos interiores exclusivos e avançadas tecnologias de assistência ao condutor e de conforto, mantendo-se os aspectos práticos e de flexibilidade que são marcas registadas da linha Connect.


Disponível em versões de 5 e 7 lugares, o espaçoso Tourneo Connect Active pode transportar passageiros e todo o seu equipamento de lazer com estilo e em total conforto, destinando-se àqueles dias fora de casa, no campo ou em viagens mais longas, com família ou amigos. Para ambientes empresariais ou utilização no quotidiano, já o Transit Connect Active providencia aos utilizadores um furgão de estilo actual e distinto, permitindo-lhes publicitar a imagem da empresa, adequando a sua versatilidade como versão lifestyle para os fins-de semana.

“As nossas versões Active são um sucesso junto com condutores que precisam de se aventurar em fora de estradas tradicionais e que pretendem mostrar-se confortáveis enquanto o fazem“, afirmou Hans Schep, Diretor Geral de Veículos Comerciais da Ford Europa. “Não importa se se destina a negócios ou lazer, as novas versões Tourneo e Transit Connect Active têm uma flexibilidade e capacidade de apoiar os clientes com sentido de aventura.”

Os Tourneo Connect Active e Transit Connect Active juntam-se, assim, ao Tourneo Custom Active de passageiros e ao furgão Transit Custom Active, de maiores dimensões e 8 lugares, lançados no mês passado, os quais também integram um estilo de inspiração SUV, interiores versáteis e o opcional sistema mLSD. Em complemento, a Ford também conta no seu catálogo europeu com versões Active nas gamas dos populares modelos Focus e Fiesta de passageiros.

Melhorias na condução, capacidade incrementada O Tourneo Connect Active e o Transit Connect Active podem ser especificados com a mesma tecnologia mLSD (diferencial autoblocante de funcionamento mecânico) já integrada nas variantes Active maiores, desenvolvida em parceria com os especialistas da Quaife, para proporcionar uma tracção optimizada.

O sistema mLSD transfere automaticamente o binário do motor, em condições de baixa aderência, para a roda com mais tracção, permitindo aos condutores enfrentar, com mais à-vontade, pisos molhados, escorregadios e mais desafiantes, bem como trajectos não alcatroados, trilhos em cascalho e superfícies com relva, ou com neve e gelo.

Os engenheiros da Ford também desenvolveram uma configuração específica do Controlo de Tracção, para uma mais eficiente harmonização com as características do sistema mLSD, permitindo uma optimização da performance em condições de condução mais desafiantes, assegurando uma mais sólida e segura ligação à estrada.

Esta tecnologia foi já utilizada anteriormente para melhorar as características de tracção e comportamento dinâmico dos modelos Ford Performance, incluindo os modelos Focus RS, Fiesta ST e Focus ST, não apresentando qualquer impacto nas emissões de CO2 ou nos consumos de combustível.
As versões Tourneo Connect Active e Transit Connect Active ainda beneficiam de uma maior altura ao solo – em 24 mm na frente e em 9 mm atrás – permitindo-se mais distância no cruzamento de lombas, de raízes que surjam sob o alcatrão e em superfícies menos uniformes ou com buracos. A maior altura ao solo também resulta numa elevação da altura do condutor, permitindo maior confiança nos diferentes cenários, urbano, em auto-estrada ou em pisos mais desafiantes.

Um estilo marcante e distintivo As novas versões Tourneo Connect Active e Transit Connect Active estão equipadas, de série, com barras de tejadilho, permitindo-se, assim, o transporte de equipamentos de maiores dimensões, como suportes para bicicletas, material de canoagem ou caixas de ferramentas. As protecções à frente e atrás reforçam a aparência mais robusta de ambos os veículos.

Jantes de liga leve de 5 raios e 17 polegadas, exclusivas das versões Active, contrastam metal polido com detalhes escuros, ajudando a reforçar o visual marcante e distintivo desta série, complementado pelo detalhe da grelha com assinatura Active presente em ambas as viaturas.

A vertente prática vê-se enaltecida pelos reforços nos painéis laterais da carroçaria, nas capas dos retrovisores, protecções nos guarda-lamas e pára-choques traseiros, permitindo enfrentar caminhos com erva alta ou aquando do carregamento de diferentes materiais e equipamento.
Um decalque “Active” a toda a largura na secção traseira é complementado por logótipos “Active” laterais, em ambos os guarda-lamas, destacando-se, ainda as duas novas e atractivas cores – Sedona Orange e Solar Silver – que completam o visual distinto destas variantes.

Incrementos no conforto e na versatilidade interior As melhorias registadas nos interiores aumentam o conforto e a vertente prática da gama Active, nelas incluindo-se padrões exclusivos nos acabamento dos bancos e nas costuras, detalhes contrastantes em azul e o branding “Active”.
Placas metálicas escovadas nas embaladeiras das portas da frente contam com o logótipo “Active” estampado, contribuindo para evitar eventuais danos na tinta pelo uso de botas e de equipamentos, ao entrar e sair dos veículos.

O interior versátil do Tourneo Custom Active pode ser facilmente reconfigurado para acomodar passageiros e equipamento. A versão de 5 lugares Tourneo Connect Active conta com um banco na 2ª fila com divisão 60/40 e rebatível na horizontal, facilitando o carregamento de determinados equipamentos e optimizando o espaço para bagagem. A maior Tourneo Grand Connect Active conta com 2 lugares adicionais numa 3ª fila que se integra no piso quando não está em utilização.

As evoluções na gama Active não têm efeitos negativos na capacidade de carga da Transit Connect. Os volumes de carga mantêm-se, assim, nos 2.9 m³ ou 3.6 m³,dependendo da distância entre eixos especificada, com pesos brutos até aos 982 kg.

Sistemas avançados de apoio à condução e mecânicas As novas Tourneo Connect Active e Transit Connect Active estão equipadas com os motores diesel 1.5 EcoBlue da Ford, os quais integram avançados sistemas de injecção de combustível, turbo e tecnologias de controlo de emissões, com um design de baixa fricção para garantir uma maior resposta em termos de performance, bem como reduções ao nível dos consumos1.

Disponível nas variantes de 100 CV ou 120 CV, o motor pode ser acoplado a transmissões automáticas de 8 velocidades ou manuais de 6 relações, de engrenagem suave. O sistema mLSD está disponível como opção na Tourneo e Transit Connect, para a variante de 120 CV e caixa manual.
Os modelos que compõem a série Active beneficiam do mesmo abrangente leque de sistemas de segurança avançada e de apoio à condução da Ford, que são extensíveis a toda a gama Connect, soluções desenhadas para ajudar a reduzir a fadiga do condutor e evitar ou mitigar os efeitos de potenciais acidentes.

Entre as tecnologias destacam-se o Limitador Inteligente de Velocidade2, que pode ajudar os condutores a evitar incorrer em multas de excesso de velocidades, ajustando automaticamente a velocidade máxima do veículo aos limites legais, a Assistência de Pré-Colisão, com Travagem Activa2, Estabilização Lateral ao Vento2, e Assistência Activa ao Estacionamento2, ajudando a conduzir o veículo para espaços de estacionamento em paralelo e em perpendicular.

A família de veículos Tourneo e Transit tiveram, no ano passado, um elevado protagonismo no papel da Ford em tornar-se na marca de veículos comerciais mais popular na Europa pelo 5º ano consecutivo.

1 Valores oficiais de homologação de consumos e emissões de CO2 serão publicados mais perto da data de comercialização.
Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007, nas suas mais recentes redacções. O processo de aprovação dos Veículos Comerciais Ligeiros baseado no Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos (WLTP) terá informações de consumo de combustível/energia e de emissões de CO2 para o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) e WLTP. O processo WLTP irá substituir o processo NEDC o mais tardar no final de 2020. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Durante o período de descontinuação do processo NEDC, os consumos de combustível e emissões de CO2 avaliados segundo o processo WLTP estão a ser correlacionados com o processo NEDC. Irá, assim, existir uma determinada variação comparativamente aos anteriores valores de consumos e emissões fruto da alteração de alguns elementos dos testes, pelo que a mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e emissões de CO2.
2 As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo.