fbpx

Ford Performance Apresenta o Mustang Cobra Jet 1400, um Dragster 100% Eléctrico

Ford Performance Apresenta o Mustang Cobra Jet 1400, um Dragster 100% Eléctrico

Ford Performance Apresenta o Mustang Cobra Jet 1400, o Primeiro Protótipo Ford de um Dragster 100% Eléctrico.

Não é ensurdecedor e não usa uma gota de combustível, mas está concebido para esmagara quarter-mile(uma recta com cerca de 400 metros), acelerando em menos de 8 segundos, a mais de 270 km/h. Pela primeira vez, a Ford Performance apresenta um Mustang Cobra Jet, único e de fábrica, com propulsão totalmente eléctrica.

Equipado com baterias eléctricas, o protótipo Mustang Cobra Jet 1400 foi projectado para desenvolver mais de 1.400 cavalos de potência e um binário instantâneo superior a 1.100 Nm, assim se demonstrando as capacidades de um propulsor eléctrico num dos mais exigentes ambientes de competição.

Dave Pericak, Director Global da divisão Ford Icons: “A Ford sempre recorreu ao desporto motorizado para demonstrar a sua capacidade de inovação. Os propulsores eléctricos proporcionam-nos um tipo de performance completamente novo e o Cobra Jet 1400, 100% eléctrico, é um claro exemplo de como levar a nova tecnologia ao limite absoluto.

Estamos entusiasmados em mostrar o que é possível alcançar num ano emocionante em que também lançamos o Mustang Mach-E eléctrico, integrando-o na família Mustang”.  Após a estreia desse SUV Ford Mustang Mach-E –aquele que é o primeiro Mustang totalmente eléctrico o protótipo Mustang Cobra Jet 1400 representa uma nova oportunidade para dar novo passo em frente na tradição de performance da marca Mustang e, em simultâneo, incorporar algumas das mais avançadas tecnologias que irão integrar aos futuros propulsores da Ford.

O Mustang Cobra Jet 1400 é,também,uma homenagem ao Cobra Jet original, viatura que dominou as pistas de dragsters no final da década de 1960, no século passado,e que ainda hoje é uma grande referência nas competições de drag racing. Mark Rushbrook, Director Global, da divisão Ford Performance Motorsports: “Este projecto revelou-se um enorme desafio para todos dentro da Ford Performance, mas um desafio que adorámos ultrapassar. Encarámos o projecto Cobra Jet 1400 como uma oportunidade para começar a desenvolver propulsores eléctricos para integrar viaturas de competição,formato onde já tínhamos muita experiência.

Contávamos já, por isso, com algumas referências em termos de performance, patamares que quisemos igualar e mesmo ultrapassar. Este tem sido um projecto fantástico de trabalhar e esperamos que seja o primeiro de muitos para a nossa equipa na Ford Performance Motorsports.”

A Ford Performance continua a realizar testes ao Cobra Jet 1400 antes da sua estreia mundial, agendada para o final do presente ano, num evento de drag racing onde fãs, meios de comunicação social e concorrentes poderão ficar conhecer esta nova viatura de competição e observar a sua performance no asfalto.