Novo Ford Kuga Alcança Avaliação Máxima de 5 Estrelas em Termos de Segurança

Novo Ford Kuga Alcança Avaliação Máxima de 5 Estrelas em Termos de Segurança

O novíssimo SUV Ford Kuga* foi distinguido com uma avaliação de segurança de 5 estrelas, a mais elevada possível, concedida pela Euro NCAP, entidade independente de testes de colisão. O novo Kuga obteve uma pontuação de 92 por cento na proteção de adultos e recebeu a pontuação máxima no teste de colisão contra uma barreira lateral e no rigoroso teste de colisão lateral contra um poste.

A estrutura do Kuga utiliza aço de alta resistência em todas as secções, bem como uma concepção inteligente, para melhorar a protecção em caso de impacto, incluindo tubos de aço laminado 3D de ultra-alta resistência, incorporados nos pilares A e ao longo do tejadilho, em ambos os lados.

Adicionalmente, integra as tecnologias Ford Co-Pilot360**, concebidas para ajudar os condutores do Kuga a evitar acidentes e distracções:

  • Tecnologia Ford de Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas: agora com a nova funcionalidade Cruzamento, em estreia na Europa, a qual pode travar automaticamente o veículo para evitar ou mitigar os efeitos de um acidente. Esta acção tem lugar quando o sistema detecta uma colisão iminente se o condutor estiver a atravessar a trajectória do trânsito que vem no sentido oposto.
  • Sistema de Manutenção na Faixa com Detecção de Berma da Estrada: ajuda o condutor a reposicionar o veículo na faixa correcta ou a afastar-se de bermas de piso mole, em terra ou relva, aplicando uma suave resistência no volante.
  • Sistema de Manutenção na Faixa com Assistente de Ângulo Morto: outra estreia em modelos Ford na Europa, combina o Sistema de Informação de Ângulo Morto (BLIS) da Ford com o Sistema de Manutenção na Faixa, para monitorizar o ângulo morto do condutor em relação a veículos que se aproximam por trás, ao circular em estradas de faixas múltiplas. Caso o condutor assinale uma mudança de faixa, ou se o sistema de controlo detectar uma mudança de faixa quando um veículo se aproxima do ângulo do morto, o sistema aplica um movimento contrário na direcção para alertar o condutor e desencorajar a manobra de mudança de faixa.
  • Alerta de Passagem de Trânsito: avisa os condutores, à saída de um espaço de estacionamento em marcha atrás, dos veículos que poderão estar prestes a passar atrás da sua viatura. O sistema pode ainda aplicar os travões de forma a evitar, ou minimizar, os efeitos de uma colisão, caso o condutor não responda aos avisos.
  • Assistente de Manobras Evasivas: concebido para funcionar a velocidades urbanas e de auto-estrada, o sistema utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados. Na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas.
  • Alerta de Sentido Proibido: recorre a uma câmara montada no pára-brisas e a informações do sistema de navegação do veículo para avisar os condutores, com alertas sonoros e visuais, de que estão a entrar numa via de acesso a uma auto-estrada com dois sinais de “Sentido Proibido”. • Sistema Ford de Faróis Dianteiros Adaptativos: com iluminação predictiva em curva que pré-ajusta os padrões de luz dos faróis para proporcionar a máxima visibilidade em curvas, cruzamentos ou rotundas.

Em caso de acidente, a nova tecnologia Travagem Pós-Colisão ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar, automaticamente, uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e os danos adicionais no veículo. Também a proteção de crianças a bordo do novíssimo Ford Kuga obteve uma elevada avaliação, recebendo uma pontuação de 86 por cento. No mês passado, o novo SUV Ford Explorer Plug-In Hybrid*** de 7 lugares recebeu igual classificação máxima de segurança de 5 estrelas do Euro NCAP, sendo o primeiro veículo Ford electrificado a alcançar esta certificação no âmbito dos novos e mais rigorosos protocolos, introduzidos no ano passado.

Topo