Estudo Sugere Que os Furgões Híbridos Eléctricos São uma Solução Prática e Acessível Para um Ar Mais Limpo nas Cidades Europeias

Estudo Sugere Que os Furgões Híbridos Eléctricos São uma Solução Prática e Acessível Para um Ar Mais Limpo nas Cidades Europeias
  • Três meses após a introdução de Zona de Ultrabaixas Emissões de Londres (London Ultra-Low Emissions Zone, ULEZ), um novo estudo vem revelar um potencial para ar mais limpo na cidade através da utilização de furgões híbridos eléctricos, já disponíveis para encomenda
  • Diversas empresas, incluindo o Aeroporto de Heathrow, Sky, Speedy Hire, Transport for London e Vodafone, participaram, juntamente com a Ford, num estudo de 12 meses em que foram utilizados 20 furgões Ford híbridos plug-in
  • A frota de furgões híbridos percorreu mais de 240.000 km em condições reais de condução; 75 por cento dos quilómetros percorridos no Centro de Londres foram feitos em propulsão eléctrica com zero emissões locais
  • A Ford vai lançar mais testes citadinos em Colónia (Alemanha) e Valência (Espanha), com furgões de mercadorias e de passageiros híbridos plug-in

Três meses após a introdução de Zona de Ultrabaixas Emissões de Londres, os resultados de um ano de testes na capital do Reino Unido revelam que veículos comerciais híbridos plug-in (PHEV) poderão constituir a opção mais prática e já disponível para empresas que tentam cumprir as metas de ar limpo nas cidades.

Os testes – que receberam um subsídio de 4,7 milhões de libras (cerca de 5,2 milhões de euros) por parte do Advanced Propulsion Centre, com fundos cedidos pelo governo do Reino Unido – consistiram na utilização de 20 furgões Ford Transit Custom Plug-In Hybrid ao longo de 240.000 km durante um período de 12 meses. A experiência teve como objectivo testar se as empresas poderiam exercer as habituais funções diárias dos seus veículos a gasóleo e, simultaneamente, maximizando a utilização somente em modo eléctrico apenas, de emissões zero.

As entidades que participaram nos testes – Addison Lee Group, Autoglass, British Gas, Clancy Plant, DPD, Aeroporto de Heathrow, Interserve, Mears Group, Metropolitan Police, M Group Services, RNLI, Royal Mail, Speedy Hire, Sky, Transport for London e Vodafone – constituem uma amostra significativa das empresas sedeadas na cidade, e que integraram os furgões Ford Transit Custom Plug-In Hybrid nas suas operações diárias.

Durante os testes, 75 por cento da quilometragem da frota, no Centro de Londres, e 49 por cento na área da Grande Londres, foram efectuados com recurso a propulsão 100% eléctrica. Os resultados destacam que, mesmo sem uma rede de carregamento do veículo elétrico totalmente implementada, os furgões híbridos foram capazes de reduzir drasticamente as emissões de gases de escape no centro da cidade, utilizando, quando necessário, a flexibilidade de um extensor de autonomia a gasolina para completar as deslocações mais longas.

Durante um dia normal de utilização, os veículos comerciais que circulam em Londres fazem 280.000 deslocações que totalizam 13 milhões de km percorridos, um número que tende a aumentar. Só no Centro de Londres, durante as horas de ponta, os furgões representam 75 por cento do tráfego de mercadorias, com mais de 7.000 veículos por hora a circular nos períodos mais congestionados. Uma realidade semelhante à que existe noutras grandes cidades europeias, impulsionada, em parte, pelo rápido crescimento das compras on-line. Por conseguinte, um pouco por toda o continente, as autoridades estão a introduzir normas de controlo de emissões mais rígidas, aumentando a pressão sobre as empresas no sentido de encontrar soluções sustentáveis e práticas.

Como refere Mark Harvey, director do programa Urban Electrified Van, “A mobilidade livre de emissões é essencial para o futuro das nossas cidades e dos seus cidadãos, mas sabemos que temos ainda de enfrentar diversos obstáculos na mudança para a eletrificação. Sabemos também que as empresas ainda têm preocupações legítimas sobre a autonomia dos veículos totalmente eléctricos, bem como a sua rentabilidade e a sua fiabilidade. Estes testes ajudaram a Ford e os seus clientes a perceber em que medida os veículos PHEV podem contribuir para alcançar metas de qualidade de ar urbano sem comprometer a produtividade.”

Alguns ensinamentos recolhidos nos testes como os protótipos já foram introduzidos pela Ford no modelo de produção da Transit Custom Plug-In Hybrid que estará disponível para venda a clientes no final de 2019. Os melhoramentos incluem o aumento do desempenho do motor, estratégias operacionais otimizadas e ecrãs revistos de forma a instruir os condutores a obterem a máxima regeneração elétrica.

Os próximos testes que terão lugar em Colónia e Valência, irão fornecer dados de diferentes mercados, cidades e tipos de clientes, envolvendo uma combinação de furgões Transit Custom Plug-In Hybrid e do novo Tourneo Custom Plug-In Hybrid de transporte de passageiros. Estes dois modelos são os primeiros veículos nas suas classes a oferecer tecnologia híbrida plug-in e uma garantia normal de oito anos para as baterias. *

Os novos veículos visam uma autonomia de condução com emissões zero de 50 quilómetros, e utilizam um motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros como extensor de autonomia, oferecendo uma capacidade total superior a 500 quilómetros, eliminando, assim, a chamada ansiedade de autonomia. Um bloco compacto de baterias alojado sob o piso do veículo pode ser convenientemente recarregado com recurso a uma tomada normal de 230 V, e foi projetado de modo a não afectar o espaço interior em termos da habitabilidade e capacidade de carga do veículo.

Segundo Harvey, “Foi no âmbito desta experiência que, pela primeira vez, a Ford entregou aos seus clientes um conjunto de veículos em estado de protótipos iniciais, o que nos permitiu incorporar o seu feedback diretamente nas versões finais de produção. A resposta foi esmagadoramente positiva, pois os operadores gostariam de poder continuar a utilizar os veículos e não os queriam devolver.”

A Ford anunciou recentemente que, em 2021, a sua gama de veículos comerciais electrificados vai integrar um novo modelo Ford Transit 100% eléctrico. Concebido para disponibilizar propulsão 100% elétrica, o novo furgão contribuirá para que as cidades se tornem mais limpas e silenciosas, e reduzirá os custos de utilização para empresas e operadores. **

A Ford é líder do mercado de veículos comerciais na Europa. As vendas da gama Ford Transit cresceram 11,8 por cento no primeiro trimestre de 2019, face ao período homologo do ano passado, totalizando 81.700 unidades.

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Transit Custom Plug-In Hybrid e Tourneo Custom Plug-In Hybrid: previsão de emissões CO2 desde 75 g/km e previsão de consumos desde 3,3 l/100 km

* Todos os dados sobre a garantia limitada estarão disponíveis nos concessionários Ford

** Os valores oficiais homologados de consumos e emissões de CO2 serão publicados mais perto do início de comercialização.

Sobre o London Urban Electric Van Trial

O desenvolvimento da frota de veículos de teste do London Transit Custom Plug-In Hybrid foi subsidiado em 4,7 milhões de libras (cerca de 5,2 milhões de euros) por parte do Advanced Propulsion Centre, com fundos cedidos pelo governo do Reino Unido. Os furgões são concebidos e produzidos no Centro Técnico da Ford, em Dunton, e na Prodrive Advanced Technology, em Banbury (ambos no Reino Unido), contando com o apoio da Revolve Technologies no desenvolvimento do programa.

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 196.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 49.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 63.000 incluindo as ‘joint-ventures’ e empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 23 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 7 em ‘joint-ventures’ não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

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