Active. Estes três modelos da Ford têm as «calças arregaçadas»

Active. Estes três modelos da Ford têm as «calças arregaçadas»

Numa altura em que a procura por modelos com visual aventureiro continua a bater recordes, a Ford reforçou a sua oferta e para além dos seus três SUV (EcoSport, Kuga e Edge) desenvolveu uma gama crossover baseados no KA+, Fiesta e Focus.

Designadas Active, estas versões dos três modelos fazem jus ao nome e apresentam-se com um visual aventureiro, maior altura ao solo e até acessórios que permitem conjugar as capacidades dinâmicas, tradicionalmente associadas aos modelos Ford, a uma acrescida versatilidade, ideal para todos os que gostam de levar uma vida ativa.

O primeiro modelo da gama crossover da Ford foi o Fiesta Active. A este seguiu-se a versão aventureira do pequeno KA+ (o KA+ Active) sendo que o terceiro e, para já, último modelo da marca da oval azul a receber uma versão aventureira foi o Focus, que na versão Active tanto surge no formato carrinha como hatchback.

Ford KA+ Active. O mais pequeno da “família”

Desde: 12 954 euros*

Lançado há cerca de um ano, o Ford KA+ Active alia as pequenas dimensões de um citadino ao visual robusto e aventureiro de um SUV. Assim, no exterior, o citadino da Ford recebeu uma grelha com estilo específico, jantes de liga leve exclusivas de 15”, várias proteções em plástico na carroçaria, barras de tejadilho e detalhes em preto nos retrovisores e molduras dos faróis de nevoeiro.

Ford KA+ Active

Já no interior do KA+ Active destacam-se detalhes específicos como o volante revestido a cabedal ou os bancos com revestimentos resistentes. Quanto ao equipamento, o Ford KA+ Active conta, de série, com sistemas como Ford SYNC 3 que funciona através de comandos de voz ou do ecrã tátil de 6,5”.

Para além das alterações estéticas, o KA+ Active conta com mais 23 mm de distância ao solo, uma maior largura de vias, uma barra anti-rolamento frontal maior e uma direção assistida eletrónica com afinação específica. A animar o Ford KA+ Active encontra-se um pequeno motor a gasolina de 1.19 l e 85 cv associado a uma caixa manual de cinco velocidades.

Ford Fiesta Active. O pioneiro

Desde: 20 610 euros*

O primeiro modelo da ofensiva crossover da Ford, o Ford Fiesta Active surgiu com um objetivo simples: conjugar as capacidades dinâmicas reconhecidas ao utilitário da Ford com um visual aventureiro, dinâmico e versátil.

Tal como acontece com o KA+ Active, o Fiesta Active recebeu diversas proteções da carroçaria, barras de tejadilho, jantes específicas (neste caso de 17”) e ainda uma grelha específica. Já no interior, destacam-se os bancos dianteiros desportivos (revestidos a materiais exclusivos), o volante revestido a pele, e o sistema de infotainment SYNC 3 (que pode surgir associado a um ecrã de 6,5” ou 8”).

Disponível apenas na carroçaria de cinco portas, o Ford Fiesta Active conta com uma maior altura ao solo (+18 mm) e vias mais largas (+10 mm). Para além disso, a versão Active conta ainda com uma direção assistida elétrica com afinação específica e um sistema de modos de condução com três opções: Normal, Eco e Slippery (Escorregadio).

O Ford Fiesta Active+ está disponível com o 1.0 EcoBoost nas versões de 100 cv e 125 cv (a versão de 100 cv pode ser associada a uma caixa automática) e ainda com o 1.5 TDCi de 85 cv e caixa manual de seis velocidades.

Ford Focus Active. Uma proposta, duas carroçarias

Desde: 24 283 euros (5 portas) e 25 309 euros (versão SW)*

Disponível tanto na variante hatchback como carrinha, o Ford Focus Active é o mais recente membro da gama crossover da Ford. Face aos Focus “normais”, esteticamente o Ford Focus Active surge com as habituais proteções de carroçaria em plástico (nos pára-choques, laterais e cavas das rodas), jantes de 17” ou de 18” e ainda barras de tejadilho.

Já em termos técnicos, a Ford aumentou-lhe a altura ao solo (+30 mm à frente e 34 mm atrás) e equipou-o com a suspensão traseira multibraços que, até agora, estava reservada para as motorizações mais potentes.

No interior, o Ford Focus Active distingue-se através dos bancos com almofadado reforçado, costuras a cor contrastante e o logótipo Active para além de vários detalhes de decoração e de escolhas de tons específicas para esta versão mais aventureira.

Ao nível das motorizações, o Ford Focus Active está disponível em duas variantes com motorizações a gasolina e Diesel. A oferta a gasolina é composta pelo 1.0 EcoBoost na versão de 125 cv podendo este ser associado à caixa manual de seis velocidades ou automática de oito.

Já a oferta Diesel é composta pelo 1.5 TDCi EcoBlue e pelo 2.0 TDCi EcoBlue. O primeiro apresenta-se com 120 cv e pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou automática de oito. Quanto ao 2.0 TDCi EcoBlue, este oferece 150 cv e pode surgir em conjunto com a caixa manual de seis velocidades ou com a automática de oito velocidades.

Tal como acontece com o Fiesta Active, também o mais aventureiro dos Focus conta com modos de condução específicos. Assim, aos três modos de condução já existentes nos restantes Focus (Normal, Eco e Sport) o Ford Focus Active acrescenta os novos modos de condução Slippery (Escorregadio) e Trail (Trilhos).

* Preços não incluem taxas e serviços devidos pelo cliente no momento de aquisição do veículo.

Fonte: Razão Automóvel

Topo