A Inovadora Transit Smart Energy Concept

A Inovadora Transit Smart Energy Concept Está a Ajudar a Ford a Encontrar Novas Evoluções no Domínio dos Futuros Veículos Electrificados

  • A Ford está a desenvolver uma Transit Smart Energy Concept, equipada com baterias eléctricas, com vista a testar tecnologias que possam maximizar a autonomia dos futuros veículos electrificados.
  • Uma inovadora bomba de calor permite uma poupança de 20 por cento em termos de autonomia. Uma porta de abertura eléctrica, activada por um dispositivo inteligente, painéis solares e um inovador sistema de iluminação da cabina adaptável também estão entre as tecnologias em estudo.
  • A escolha de um formato minibus representa o desafio mais difícil com vista a uma maximização em termos de autonomia. Só por si, os sistemas de aquecimento tradicionais podem representar uma diminuição em 50% da autonomia eléctrica de um veículo.

A Ford desvendou a nova Transit Smart Energy Concept, uma proposta inédita de um minibus de 10 lugares, que está a ajudar a companhia a explorar soluções com vista à maximização da eficiência energética e autonomia nos futuros veículos electrificados.


Enquanto um estudo conclui que 40 por cento dos europeus afirmam que o próximo veículo a comprar deverá ser, muito provavelmente, eléctrico, a distância que os condutores podem percorrer com um veículo, com uma simples carga das suas baterias eléctricas, continua a ver-se fortemente condicionada pela utilização dos sistemas de aquecimento nos habitáculos. Pesquisas demonstram que o uso de sistemas de climatização num veículo equipado com baterias eléctricas pode reduzir a autonomia até aos 50 por cento em situações meteorológicas mais frias.

Comparativamente aos veículos de transporte de mercadorias, os veículos com múltiplos ocupantes, como os minibuses, requerem uma maior utilização de energia para alcançarem temperaturas confortáveis no habitáculo. Essa energia é fornecida através de uma bateria de elevada voltagem, que apresenta um desafio significativo para a autonomia desse veículo.

Demonstrado, pela primeira vez, na recente experiência especial “Go Further” de Amesterdão (Holanda), o estudo Transit Smart Energy Concept, 100 por cento eléctrico e já plenamente operacional, garante uma autonomia de 150 quilómetros a partir de uma carga de 4 horas, permitida por um conjunto de inovações ao nível da poupança e da produção de energia, recorrendo-se, por exemplo, a painéis solares e a sistemas de recuperação de calor, para a alimentação da mecânica.

 

“Com as recorrentes aberturas de portas, numa grande área onde é necessário manter-se
temperaturas confortáveis e uma grande zona de carga, um minibus apresenta o maior desafio
para com a maximização da autonomia de um veículo a baterias eléctricas, razão pela qual
optámos pela nova Transit Smart Energy Concept,” disse Kilian Vas, Líder de Projecto,
Arquitectura de Veículos, da Ford Europa “Ao desenvolvermos este concept, encontrámos um
leque de modos inteligentes para economizar energia, no que poderá ajudar a melhorar ainda
mais a experiência dos clientes com veículos electrificados no futuro.”


Desenvolvido por uma equipa de engenheiros do Centro Técnico de Merkenich (Alemanha), da
Ford, Transit Smart Energy Concept recorre à mesma tecnologia empregue nas StreetScooter
WORK XL, outro projecto de veículos comerciais assente num chassis Ford Transit equipado
com uma mecânica a baterias eléctricas, com vista a alcançarem-se emissões zero.
Entre as inovações empregues em matéria de poupança e armazenamento de energia,
testadas pela primeira vez, integram-se:

  • Um inovador sistema de bomba de calor que utiliza o calor residual dos componentes
    da transmissão, o ar exterior e o ar dentro do habitáculo para reduzir, até 65 por cento,
    o consumo de energia do sistema de aquecimento, resultando numa extensão de
    autonomia na ordem dos 20 por cento;
  • Uma porta deslizante eléctrica que abre até meio para reduzir as perdas de calor e
    que pode ser activada pelo passageiro, usando um dispositivo inteligente. Os
    ventiladores de aquecimento, ventilação e ar condicionado são desativados
    automaticamente sempre que a porta esteja aberta;
  • Bancos de passageiros e superfícies, de classe executiva, aquecidos, permitindo
    aos passageiros controlar a sua temperatura local, reduzindo a energia necessária para
    a totalidade da cabina;
  • Seis painéis solares, montados no tejadilho, que recarregam uma bateria de 12 volts
    destinada a alimentar o sistema de aquecimento dos bancos eléctricos, a iluminação da
    cabina e os sistemas eléctricos de bordo, incluindo o sistema de carregamento wireless
    para dispositivos móveis;
  • Uma divisória em policarbonato entre a porta do passageiro e a área de estar que
    reduz, ainda mais, as perdas de calor decorrentes das entradas e saídas de
    passageiros, ao mesmo tempo que os protege dos elementos externos;
  • Vidros ventilados, com dupla camada de protecção, que reduzem as superfícies de
    contato frias, isolando contra perdas de calor;
  • Iluminação ambiente que se ajusta de acordo com a temperatura da cabina – de
    vermelho do aquecimento até azul para arrefecimento – quase não influenciando a
    percepção dos passageiros para com a temperatura de cabina;
  • Isolamento do piso traseiro e do tejadilho complementam a ajuda na redução nas
    perdas de calor da cabina.

O condutor pode controlar o estado da temperatura de todos os bancos dos passageiros, a
partir de um ecrã do tipo tablet que está instalado na consola central, o qual também apresenta
um resumo das poupanças energéticas. Dois ecrãs montados atrás do condutor permitem aos
passageiros acompanhar a localização geográfica do veículo, encontrar pontos de interesse e
aceder a notícias e actualizações meteorológicas.
Estão planeadas futuras iteracções deste concept de modo a permitir ao condutor controlar o
aquecimento e arrefecimento individual de cada banco e desactivar o sistema em lugares quenão estejam ocupados. Estará também disponível a detecção automática de passageiros,
solução inspirada nas actuais tecnologias de implantação de airbags.
A Ford prevê iniciar os testes de estrada com a Transit Smart Energy Concept no decurso do
presente ano, logo após terminar os testes em túnel de vento, uma vez que a companhia
pretende desenvolver novas estratégias com vista a melhorar a performance e a autonomia dos
veículos electrificados. No início do presente ano, a companhia anunciou que todas as gamas
de modelos Ford, a partir do novo Focus, iriam incluir uma opção electrificada, decisão que
abarca novos modelos e novas versões de modelos existentes. Do Fiesta à Transit, haverá
uma versão mild-hybrid, full-hybrid, plug-in hybrid ou 100 por cento eléctrica.
Na experiência “Go Further” da semana passada, a Ford anunciou o lançamento de uma
Transit van totalmente eléctrica*, com agendamento comercial para 2021, sendo um exemplo
de um total de 16 modelos Ford electrificados que ali foram desvendados, grupo onde se inclui
o SUV Explorer Plug-In Hybrid, o novo SUV Kuga nas versões EcoBlue Hybrid, Hybrid e Plug-
In Hybrid, e a nova Tourneo Custom Plug-In Hybrid de transporte de passageiros.
A Transit serve de base à van eléctrica StreetScooter WORK XL operada pela Deutsche Post,
produzida em Colónia, sede da Ford Europa (Alemanha). A Ford está ainda a realizar testes
com furgões Transit Custom Plug-In Hybrid em Londres (Reino Unido), Colónia e Valência
(Espanha), tendo em vista a melhoria da qualidade do ar e o aumento da produtividade.

 

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