Conhece as tecnologias de ficção científica do Novo Ford Focus?

Conhece as tecnologias de ficção científica do Novo Ford Focus?

O novo Ford Focus recebeu a distinção máxima em termos de segurança, tornando-se um dos primeiros veículos a alcançar as cinco estrelas nos novos e mais rigorosos protocolos de testes da Euro NCAP.

O novo Ford Focus é o modelo mais inteligente do seu segmento. Está equipado com tantas tecnologias de assistência à condução que é um dos primeiros veículos que consegue superar os novos e exigentes testes de segurança da Euro NCAP. No Ford Focus, todos estarão mais protegidos do que nunca: o condutor, os passageiros, os peões ou os ciclistas com os quais se cruzar no seu caminho, graças ao assistente de pré-colisão da Ford. Esta tecnologia elogiada pela Euro NCAP ativa automaticamente os travões caso detete uma possível colisão, se o condutor não reagir aos alertas prévios. Este sistema é eficaz de dia e de noite. Tanto nos testes de proteção de ocupantes adultos e crianças como nos testes dos impactos laterais, a Euro NCAP atribuiu cinco estrelas ao Ford Focus.

O Focus mais cómodo e seguro da história

Todas as tecnologias do novo Focus são possíveis graças às duas câmaras, três radares e 12 sensores de ultrassom integrados. Entre estes sistemas, destaque para:

Controlo de velocidade adaptativo:o sistema foi melhorado com as funções Stop & Go, manutenção na faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito.
Sistema de iluminação adaptativa:os padrões dos faróis ajustam-se automaticamente às curvas e, pela primeira vez no segmento, aos sinais, assim melhorando a visibilidade à noite.
Assistente de manobras evasivas:graças a uma câmara e a um radar, o veículo deteta os carros que circulam lentamente à sua frente, ajudando o condutor a desviar-se do veículo lento em caso de colisão iminente.
Alerta de veículo em sentido contrário:Uma câmara no pára-brisas deteta se o veículo entrou num troço em sentido contrário num acesso à autoestrada e alerta o condutor através de sinais visuais e sonoros. De momento, esta tecnologia apenas está disponível na Suíça, Áustria e Alemanha.

“Lembra-se quando fez o seu exame de condução e a necessidade que teve de se concentrar muito para se sentir seguro na estrada? Conduzir não se tornou menos exigente, o que aconteceu foi que nos habituámos à pressão. Tecnologias como o assistente pré-colisão com deteção de peões e ciclistas facilitam a vida dos condutores, ajudando-os a estar mais concentrados e menos stressados e sentir-se mais seguros ao volante”, afirma Helmut Reder, diretor da Linha Global de Modelos C da Ford.

Para uma maior segurança após uma colisão, o Focus está equipado com o novo sistema de travagem pós-colisão. Em caso de acidente, esta tecnologia aplica automaticamente uma pressão moderada nos travões para evitar uma potencial segunda colisão, o que diminui potencialmente as lesões nos passageiros e evita mais danos no veículo.

Outra das novidades do novo Focus é o Head-up Display, que fornece informações relevantes sem que o condutor tenha de tirar os olhos da estrada. Além disso, o novo modelo conta com o sistema de informação de ângulo morto com alerta de tráfico cruzado, que avisa o condutor, que está a sair de um lugar de estacionamento, dos veículos que se aproximam, incluindo, a título de novidade, a ativação automática de travões para evitar uma possível colisão.

O novo Ford Focus já está disponível em toda a Europa numa ampla gama de modelos: Trend, Titanium, ST-Line e Vignale. No final do ano estará disponível a versão Active.

Fonte: http://www.gofordmagazine.pt

Topo