Tecnologias Avançadas e Inovações de Engenharia Oferecem Segurança 5 Estrelas aos Clientes do Novo Ford Focus

O novo Ford Focus oferece aos clientes total confiança e tranquilidade em todos os cenários de condução, fruto de um vasto conjunto de sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor e inovações de engenharia.
O Focus foi recentemente distinguido com a pontuação máxima de 5 estrelas pela entidade independente de testes de segurança Euro NCAP – sendo um dos primeiros veículos a receber a mais alta classificação no âmbito dos novos e mais exigentes protocolos de testes.

Além disso, as tecnologias concebidas para tornar a experiência de condução do Focus mais confortável e menos exigente, ajudando o condutor a evitar ou mitigar os efeitos dos acidentes, foram também recentemente elogiadas pela Euro NCAP.
O Focus foi desenvolvido com recurso às novas instalações com plataformas rolantes para testes de colisão da Ford, em Colónia, traduzido num investimento de 15,5 milhões de euros, destinados a reforçar ainda mais os padrões de segurança da marca.
Segundo Helmut Reder, Director Global de Veículos do Segmento B e C da Ford Europa, “Para nós, nada é mais importante do que a segurança dos nossos clientes. A Ford acredita que a disponibilização de carros inteligentes, dotados de tecnologias que ajudam os condutores a evitar situações perigosas, é tão importante como desenvolver carros robustos capazes de proteger os ocupantes em caso de acidente”.

Características de segurança activa e passiva
No novo Ford Focus, o conjunto de sistemas de assistência ao condutor é o mais amplo e completo de sempre num veículo Ford. Esta tecnologia assenta em três radares, duas câmaras e 12 sensores ultra-sónicos que tornam a condução mais confortável, menos exigentes e mais segura. Além disso, a sofisticada estrutura da carroçaria e a célula de segurança, construídas em aços de ultra elevada resistência, foi concebida para proteger os ocupantes em caso de acidente.

 

Sistemas concebidos para ajudar os condutores a centrarem a sua atenção na estrada:

  • Controlo de Velocidade Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa: permitem uma condução sem esforço nas situações de trânsito em pára-arranca.
  • Sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas com a nova função Iluminação Preditiva em Curva e Iluminação com Base nos Sinais de Trânsito, com recurso a câmara: pré-ajusta os padrões dos faróis para melhorar a visibilidade na escuridão, através da monitorização das curvas na estrada e dos sinais de trânsito. É uma estreia absoluta na indústria.
  •  Sistema Head-up Display, pela primeira vez disponível num modelo Ford na Europa, permitindo que o condutor mantenha o seu olhar na estrada, ao projectar informação útil no seu campo de visão.

As tecnologias do novo Ford Focus já tinham sido, este ano, elogiadas pelo Euro NCAP no âmbito do seu primeiro evento dedicado à condução autónoma na Alemanha. Nessa ocasião, esta entidade independente considerou que são sistemas bastante equilibrados porque assistem o condutor, ao mesmo tempo que lhe permitem manter o pleno controlo do veículo, não obrigam o condutor à dependência excessiva das tecnologias e também são simples e intuitivos de operar.
Sistemas concebidos para ajudar os condutores a evitar ou mitigar os efeitos de um acidente:

  • Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas: sistema que detecta pessoas na estrada ou nas suas imediações, ou que se possam atravessar frente ao veículo, aplicando automaticamente os travões caso detecte uma potencial colisão sem que o condutor responda aos alertas.
  • Assistente de Manobras Evasivas: utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados; na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas.
  • Alerta de Sentido Proíbido: inicialmente apenas disponível para os clientes na Alemanha, Áustria e Suíça, utiliza uma câmara montada no pára-brisas e a informação do sistema de navegação do carro para avisar os condutores, com alertas sonoros e visuais, de que estão a entrar numa via de acesso a uma auto-estrada com dois sinais de “Sentido Proibido”.
  • Sistema de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Passagem de Trânsito: avisa os condutores, à saída de um espaço de estacionamento em marcha atrás, dos veículos que poderão estar prestes a cruzar-se atrás do seu carro; pode também aplicar os travões de forma a evitar, ou minimizar, os efeitos de uma colisão, caso o condutor não responda aos alertas.

Sistemas concebidos para melhorar a segurança dos ocupantes em caso de acidente:

  • Travagem Pós-Colisão: ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e danos adicionais no veículo.  Aumento de 40 por cento na capacidade de resistência em colisão frontal, em comparação com o anterior Focus, reforçada por uma estrutura de carroçaria que inclui 33 por cento de aços de boro de ultra elevada resistência e prensados
  • Airbags dianteiros para condutor e passageiro e airbags de cortina dianteiros e traseiros
  • Funcionalidade eCall nas versões Focus equipadas com a tecnologia de modem integrado FordPass, ligando automaticamente para os serviços de emergência em caso de um acidente grave, também permitindo aos ocupantes ligar directamente para os serviços de emergência pressionando um botão SOS na consola do tejadilho

Recorde-se que recentemente a Euro NCAP atribuiu elevadas pontuações ao Focus em termos de protecção de adultos e crianças, atribuiu as pontuações máximas nos testes desenhados para reproduzir colisões laterais entre viaturas, tendo daí resultado a obtenção da classificação máxima de 5 estrelas.
O Focus estreia ainda um sistema de Controlo de Estabilidade específico e desenvolvido internamente pela Ford. O sistema reforça a segurança na estrada e reduz até 1 metro as distâncias de travagem a velocidades a partir de 100 km/h, em comparação com o modelo anterior. Em certos mercados, o Focus oferece também o sistema de Servo-Freio Eléctrico (Electric Brake Booster) que aumenta mais rapidamente a pressão hidráulica de travagem.
Nova plataforma rolante de testes melhora a segurança em caso de colisão
O novo Focus é o primeiro veículo Ford optimizado com a utilização das novas instalações, equipadas com plataformas rolantes para testes de colisão, no Centro Técnico da marca em Merkenich.
Representando um investimento de 15,5 milhões de euros, as instalações ficaram concluídas no início de 2018 e permitem aos engenheiros da Ford aperfeiçoar, com maior precisão e flexibilidade, o desempenho do veículo em termos de sistemas de retenção, melhorando a segurança dos ocupantes.

Nestas instalações podem realizar-se até quatro testes de colisão, com recurso a um sistema de propulsão hidráulico para acelerar a carroçaria de um veículo com uma força propulsora equivalente a 250 toneladas, reproduzindo as acelerações até 80 vezes superiores à força da gravidade que é sentida em acidentes rodoviários reais.
Câmaras com capacidade para registar até 1.000 imagens por segundo permitem aos engenheiros examinar o momento exacto de activação dos airbags e dos sistemas de retenção dos bancos. A mais recente geração de dummies usados em testes de colisão fornece dados a partir de 70 sensores de elevada sensibilidade, colocados nos principais pontos anatómicos, incluindo até 15 acelerómetros só na zona da cabeça.

Como explica Stephan Knack, director do Centro de Testes de Colisão da Ford em Colónia, Alemanha, “Os testes de colisão à escala real proporcionam-nos um enorme quantidade de informação, mas demoram mais tempo a preparar. Os testes de colisão virtuais são rápidos, mas ainda não são tão fiáveis como os testes reais. O nosso novo sistema de plataformas rolantes diminui as diferenças entre o mundo real e o mundo virtual, permitindo-nos adoptar mais rapidamente melhoramentos que resultem em veículos mais seguros. Os testes nas plataformas rolantes vão agora desempenhar um papel crucial no melhoramento dos níveis de segurança de todos os veículos Ford, tanto de passageiros como comerciais, desenvolvidos na Europa.”

Actualmente, o novo Focus é comercializado em toda a Europa nas versões hatchback de 5 portas e Wagon, além da variante de 4 portas disponível em certos mercados seleccionados. A ampla gama de versões inclui os elegantes Focus Trend e Titanium, o desportivo Focus ST-Line e o luxuoso topo de gama Focus Vignale. A primeira versão crossover Focus Active chegará ao mercado no final deste ano.

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