Novo Ford Focus: Pontuação Máxima de 5 Estrelas em Segurança

O novíssimo Ford Focus conquistou a classificação de segurança máxima de 5 estrelas atribuída pela Euro NCAP, autoridade independente de testes de colisão, realizados segundo novos e exigentes protocolos de avaliação
A tecnologia que permite detectar ciclistas e peões, travando para evitar colisões, é um dos conteúdos que contribuíram para esta avaliação 5 estrelas
O novo Focus, modelo cujas primeiras unidades estão agora ser entregues, obteve a pontuação máxima nos testes de colisão lateral, apoiado por uma sofisticada estrutura de carroçaria e materiais de ultra-elevada resistência

COLÓNIA, Alemanha, 18 de Julho de 2018 – O novo Ford Focus conquistou a classificação de segurança máxima de 5 estrelas atribuída pela Euro NCAP, autoridade independente de testes de colisão, tornando-se num dos primeiros veículos a ser premiado com a pontuação máxima, segundo os novos e mais exigentes protocolos de testes desta entidade.

O novo Focus apresenta características sofisticadas, concebidas para ajudar a evitar ou mitigar o impacto de um acidente, incluindo o Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas da Ford – elogiado pelo Euro NCAP – o qual consegue detectar pessoas na estrada, ou perto dela, ou que se possam cruzar no caminho do veículo. O sistema aplica automaticamente os travões caso seja detectada uma potencial colisão, no caso do condutor não responder aos alertas, pode, a partir de agora, também detectar ciclistas, operando na escuridão, recorrendo à iluminação dos faróis.

O Euro NCAP atribuiu a mais elevada pontuação ao Focus no campo da protecção aos ocupantes, tanto adultos, como crianças, fruto de um aumento de 40 por cento na capacidade de absorção de carga numa colisão frontal, graças à nova arquitectura C2 da Ford, e a uma estrutura de carroçaria que inclui 33 por cento de aços de boro de ultra elevada resistência e prensados.

O Focus alcançou também pontuações máximas em testes concebidos para replicar impactos laterais entre viaturas. As primeiras unidades do novo Focus estão agora a caminho dos clientes na Europa.

Como refere Helmut Reder, Director Global de Veículos do Segmento C da Ford Europa, “Basta recuar no tempo até ao nosso exame de condução e lembrarmo-nos como era difícil, nessa altura, estarmos concentrados para conduzir com segurança na estrada. Na verdade, conduzir não se tornou menos difícil, nós é que nos habituámos à pressão. Tecnologias como o Assistente Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas vão reduzir o grau de exigência sobre os condutores, fazendo com que estes se concentrem mais na sua atenção e se sintam menos stressados e mais confiantes ao volante.”

Mais confortável, menos exigente e 100% seguro

O novo Ford Focus apresenta uma maior gama de dispositivos de assistência ao condutor do que qualquer outro modelo Ford, operando através de três radares, duas câmaras e 12 sensores ultra-sónicos. Entre esses dispositivos incluem-se:

Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agora reforçado com a função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, para lidar sem esforço com o pára-arranca do trânsito, apoiados pelas tecnologias de Centragem na Faixa e Limitador Inteligente de Velocidade, elogiadas pelo Euro NCAP

Sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas com Iluminação Preditiva em curva e Iluminação com Base nos Sinais de Trânsito, que pré-ajusta os padrões dos faróis para a melhorar a visibilidade, ao monitorizar as curvas na estrada e, pela primeira vez, os sinais de trânsito

Assistente de Manobras Evasivas, que utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou que estejam parados, intervindo no sistema de direcção para permitir aos condutores manobrar o veículo de forma a evitar uma colisão iminente

Alerta de Sentido Proibido (inicialmente apenas disponível para os clientes na Alemanha, Áustria e Suíça), que utiliza uma câmara montada no pára-brisas e a informação do sistema de navegação do carro para avisar os condutores, com alertas sonoros e visuais, de que estão a entrar numa via de acesso a uma auto-estrada com dois sinais de “Sentido Proibido”

Em caso de acidente, a nova tecnologia de Travagem Pós-Colisão ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e os danos adicionais no veículo.

Além disso, o primeiro sistema Head-up Display a ser disponibilizado pela Ford na Europa, ajuda os condutores a focar a sua atenção na estrada, enquanto a Câmara Traseira de Visão Alargada oferece uma visão panorâmica de perto de 180 graus para a traseira do veículo, permitindo uma melhor visibilidade nas manobras em marcha-atrás, saídas a partir de espaços de estacionamento ou garagens.

O sistema Ford de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Passagem de Trânsito, avisa os condutores, à saída de um espaço de estacionamento em marcha atrás, dos veículos que poderão estar preste a passar atrás do seu carro. O sistema pode, pela primeira vez, também aplicar os travões de forma a evitar, ou minimizar, os efeitos de uma colisão, caso o condutor não responda aos alertas.

O novo Focus está já disponível em toda a Europa nos formatos berlina de 5 portas e SW (e em alguns mercados, como berlina de 4 portas), disponibilizando uma vasta gama de versões que inclui os elegantes Focus Trend e Titanium, o desportivo Focus ST-Line, e o luxuoso Focus Vignale. Já o Focus Active, a primeira versão crossover do modelo, estará disponível no final do ano.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 202.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 54.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 69.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e oito em ‘joint-ventures’ não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Top